Services

Museu Reitor Luís Nesi

A Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, inaugurou o seu Museu de Arte Sacra, no dia 7 de Julho de 1996. Atribuindo-lhe o nome do Reitor Luís Nesi, prestando desta forma uma singela homenagem ao homem que foi Reitor deste Santuário mais de 20 anos, e que nos últimos anos de vida, mais se debateu para tornar este projecto uma realidade.     O Museu Reitor Luís Nesi da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré apresenta-se num dos corpos laterais…

Praça de Touros

 A tourada está desde há séculos bem presente nos hábitos e diversões das gentes nazarenas; já em 1712 se realizavam, durante as festas, corridas de touros, num palanque de madeira, improvisado. As touradas tiveram o seu apogeu com a influência do Juiz do círio de Lisboa, o 2º Marquês de Marialva: D. José Tomás de Meneses. Quando o Círio de Lisboa chegava, era acolhido com grande entusiasmo pela população e as touradas eram eventos muito concorridos e pomposos. A…

Teatro Chaby Pinheiro

O projeto do então Teatro da Casa da Nazaré, da autoria de Ernesto Korrodi, foi aprovado a 28 de fevereiro de 1908. Com uma fachada harmoniosa, mas discreta no conjunto arquitetónico da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, é no seu interior que se encontra o encanto particular deste espaço. Destaca-se toda a construção em madeira da plateia e galerias e a obra de pintura de Francisco Aires autor das belíssimas pinturas do teto e da tela de boca de…

Capelinha da Memória

Ermida da Memória – Capela de Nossa Senhora da Nazaré Junto ao miradouro do suberco, no local onde, segundo a lenda, Nossa Senhora da Nazaré salvou a vida a D. Fuas Roupinho em 1182, ergue-se a pequena Ermida, mandada construir em acção de graças pelo nobre cavaleiro. De arquitectura singela, era inicialmente aberta em quatro arcos que foram fechados no séc. XIV. Encimando a porta de entrada, um painel de azulejos com o escudo Português. Por cima deste, ao nível…

Santuário Nª Senhora da Nazaré

A construção do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré remonta ao século XIV, aquando da vinda de El-Rei Dom Fernando em peregrinação à Senhora da Nazaré. Este monarca, para além de ter mandado fazer obras na Ermida da Memória, decidiu, devido ao espaço diminuto que aquele templo apresentava para a quantidade de peregrinos que já nesta época afluíam ao Santuário, construir um novo edifício de culto que seria também a nova “casa” da Sagrada Imagem. O novo templo foi posteriormente…

Coreto

O Coreto é o resultado final de um projeto encomendado pela Real Casa de Nossa Senhora da Nazaré a Francisco da Silva Castro, em 1897. É constituído por uma base em alvenaria e cantaria e o restante em ferro fundido, oriundo da Fundição Alliança de Massarelos, do Porto. Desde a sua inauguração até aos anos 70, o Coreto recebeu inúmeras bandas de música que abrilhantaram bailes durante as Festas de Nossa Senhora da Nazaré. No dia 8 de setembro de…

Hospital

  O Hospital O edifício onde hoje funciona o Hospital da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, começou por ser a antiga casa dos Capelães do Santuário? Serviu também para acolher a Família Real quando esta se deslocava ao Sítio, antes da existência do Paço Real. Sabemos que o primitivo Hospital funcionava na Santa Casa da Misericórdia da Pederneira, desde inícios do XVI, conforme registo deixado por Joze D’Almeida Salazar na obra Memórias da Real Casa de N. Senhora da…

Palácio Real

O Palácio foi mandado construir em 1718, pelo administrador da Real Casa de Nossa Senhora da Nazaré D. Nuno Álvares Pereira de Mello, Duque de Cadaval, tinha como principal intuito  acomodar a Família Real. Encontramos registos históricos das visitas régias de D. João VI acompanhado pelo Príncipe D. Pedro, de D. Miguel e da Rainha D. Maria I. Com o decorrer do tempo a estadia no Palácio foi possibilitada ao Governador Civil do Distrito de Leiria, quando este se deslocava à Nazaré.…

Igreja da Misericórdia

Na Pederneira, no Largo da Misericórdia, situa-se este templo setecentista, de feição maneirista, classificado como Monumento de Interesse Público. A primitiva Capela da Misericórdia foi criada para albergar a Irmandade da Misericórdia da Pederneira instituída antes de 1561, que tinha como principal função administrar o Hospital da Pederneira. Contudo, a data de construção desta igreja ainda continua por investigar, uma vez que, segundo alguns historiadores, esta terá sido erigida sobre as ruínas de uma igreja mais antiga. De acordo com…

Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré é o serviço encarregue da aquisição, conservação, organização, descrição e comunicação do património histórico-documental à guarda da Confraria. Ao arquivo compete, em articulação com os actuais serviços produtores de documentação da Confraria e de acordo com os procedimentos que a lei estipula, definir a documentação que possui valor arquivístico, de modo a proceder à sua salvaguarda e valorização. Inauguração das novas instalações do Arquivo Histórico no dia 8 de Setembro…

Confraria de Nossa Senhora da Nazaré © 2021







João Serra - Informática