Hospital

 

O Hospital

O edifício onde hoje funciona o Hospital da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, começou por ser a antiga casa dos Capelães do Santuário?
Serviu também para acolher a Família Real quando esta se deslocava ao Sítio, antes da existência do Paço Real.
Sabemos que o primitivo Hospital funcionava na Santa Casa da Misericórdia da Pederneira, desde inícios do XVI, conforme registo deixado por Joze D’Almeida Salazar na obra Memórias da Real Casa de N. Senhora da Nazareth (Tomo I):
“ VEIO AQUELA SENHORA [RAINHA DONA LEONOR] A N. SENHORA DE NAZARETH, E […] CONFIRMOU A DOAÇÃO QUE O CARDEAL D.JORGE DA COSTA, SENDO ABADE DE ALCOBAÇA, FEZ DA REDIZIMA DO DIZIMO DO PESCADO DESTE PORTO AO HOSPITAL DA PEDERNEIRA, TÃO ANTIGO ELLE É!”
A quando da extinção da Santa Casa da Misericórdia da Pederneira, o Hospital é integrado na Real Casa da Nazareth em 1877, por portaria de 27 de Junho deste ano.
Em 1933 pelo Dec. Lei nº 22.982 de 26 de Agosto são entregues à Confraria os bens da Casa de Nossa Senhora da Nazaré, constando entre eles o Hospital. Desde essa data e até 1975, sempre com a administração da Confraria, o Hospital foi crescendo tornando-se num dos principais do distrito.
Em 1975 e pelo Dec.Lei nº618 de 11 de novembro foi o Hospital Nacionalizado.
Por despacho de 29.12.82 do então Secretário de Estado da Saúde, foi o Hospital integrado na Administração Regional de Saúde de Leiria, passando a Unidade de Internamento até 1992. Em Novembro do mesmo ano é assinado um protocolo entre o Ministério da Saúde e a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, passando a Gestão do hospital, para a Confraria até ao presente.
A partir de 2007 o Hospital é integrado na rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.
Hoje o Hospital da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré é constituído por uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados (tipologia de longa duração e manutenção e média duração e reabilitação), e uma unidade de Internamento Particular.
Dispõe de 49 camas
– Unidade de Longa Duração e Manutenção – 18 camas;
– Unidade de Média Duração e Reabilitação – 8 camas;
– Unidade de Internamento Particular – 20 camas;
– Unidade de Cirurgia – 3 camas;
– Centro Hospitalar contemplando diversas especialidades médicas e cirúrgicas, um moderno serviço de Imagiologia que contempla a realização dos principais Exames de Diagnóstico, um serviço de Medicina Física e de Reabilitação e um Bloco Operatório preparado para servir diversas especialidades Médico-cirúrgicas.

Horário:
Hospital (Serviço Permanente 24:00H).
Centro Hospitalar 9:00 às 21:00 de Seg. a Sexta-Feira:
– Sábados 9:00 às 13:00;
– Domingos Encerrado.

Informações: 262 500 100 – hospital@cnsn.pt

Confraria de Nossa Senhora da Nazaré © 2020







João Serra - Informática