Museu Reitor Luís Nesi

A Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, inaugurou o seu Museu de Arte Sacra, no dia 7 de Julho de 1996. Atribuindo-lhe o nome do Reitor Luís Nesi, prestando desta forma uma singela homenagem ao homem que foi Reitor deste Santuário mais de 20 anos, e que nos últimos anos de vida, mais se debateu para tornar este projecto uma realidade.

 

 

O Museu Reitor Luís Nesi da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré apresenta-se num dos corpos laterais do Santuário na denominada Antiga Casa do Despacho.

A Mesa Administrativa ao abrir este espaço pretendeu dar a conhecer uma forte vivência religiosa que através dos tempos se verificou e ainda verifica no Sítio da Nazaré. Através do espólio existente no Santuário e agora exposto no Museu o visitante poderá constatar a riqueza das ofertas e ao mesmo tempo a sua grande diversidade, resultante de ofertas votivas das mais variadas proveniências,
A coleção do Museu é constituída por alfaias litúrgicas, peças retiradas do culto e sobretudo ofertas votivas à Senhora da Nazaré. Este conjunto de peças expostas assim como as reservas testemunharam-nos um importante e fervoroso custo neste Santuário ao longo dos tempos.
Numa única sala de exposições poderemos apreciar desde o manto mais ricamente adornado, testemunho de uma oferta régia, até à peça mais popular unidas entre si num mesmo significado de gratidão à Virgem de Nazaré.

Recentemente foi inaugurada a Loja do Museu/Santuário, que se situa no piso inferior do Museu.

Horário de funcionamento:

Verão – Abril / Setembro
9:00 – 13:00 e 14:00 – 18:00

Inverno – Outubro / Março
9:00 – 13:00 e 14:00 – 17:30

Aberto todos os dias.

Marcações de visitas guiadas (min. 15 pessoas; max. 25 pessoas):
reitoriadosantuario@cnsn.pt
arquivohistorico@cnsn.pt

Contactos:
262 550 100
927 522 650

Informação prestada pelo Arquivo Histórico da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.

Confraria de Nossa Senhora da Nazaré © 2020







João Serra - Informática