O Centro de Acolhimento Temporário para Crianças e Jovens em Perigo da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré foi inaugurado a 6 de junho de 2003.
Consiste numa resposta social que tem por finalidade o acolhimento urgente e transitório por período não superior a 6 meses de crianças e jovens em situação de risco, com base em medida provisória de promoção e proteção, proporcionando condições para a definição do seu projeto de vida .
Este tipo de medida classifica-se como uma medida de colocação que pode ser executada pelos Tribunais ou pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens.
O Centro de Acolhimento tem capacidade para acolher 15 crianças/jovens de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 0 e 18 anos de idade, em situação de perigo decorrentes de maus-tratos, abandono, negligência ou outros factores legalmente previstos.
Considerando a finalidade para o qual foi criado, o Centro de Acolhimento tem como principais objetivos:
– A realização de despiste e diagnóstico dos aspectos mais carenciados de intervenção em termos de saúde, equilíbrio psico-afectivo, socialização e escolaridade, de molde a proporcionar à criança/ jovem a satisfação das suas necessidades elementares;
– Proporcionar à criança/ jovem durante o período de acolhimento uma vivência do tipo familiar;
– Promover a definição do projeto de vida de cada criança ou jovem, em articulação com as entidades intervenientes no processo;
– Promover a integração da criança/ jovem na sua família biológica e comunidade em que esta se insere, sempre que tal se afigure possível.
Este Centro encontra-se inserido na estrutura da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, possibilitando às crianças/ jovens acolhidos, a vantagem de beneficiar de toda a estrutura de serviços de apoio, nomeadamente, Creche, Jardim de Infância, Atividades de Tempos Livres, Centro Comunitário, consultas médicas no Centro Hospitalar, entre outros.
Conheça a casa de acolhimento neste vídeo: