Apoio Domiciliário

 

O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicilio a indivíduos ou famílias, quando por motivo de doença, deficiência ou outros impedimentos, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.

1-  O Serviço de Apoio Domiciliário tem como objetivos fundamentais:

  1. a) Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias;
  2. b) Contribuir para a manutenção durante o maior tempo possível do idoso no seu meio ambiente, retardando ou evitando a sua institucionalização;
  3. c) Reduzir e/ou atenuar situações de incapacidade física e/ou mental e de isolamento;
  4. d) Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos utentes e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
  5. e) Prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
  6. f) Apoiar os utentes e famílias na satisfação das necessidades básicas e atividades da vida diária;
  7. g) Colaborar e/ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde.

(Serviços Prestados)

 Para a prossecução dos seus objetivos, o Serviço de Apoio Domiciliário dispõe de um conjunto diversificado de serviços em função das necessidades dos utentes, nomeadamente:

Alimentação – em que são distribuídas três refeições diárias;

Higiene pessoal – a higiene pessoal será efetuada diariamente de acordo com as necessidades de cada utente

Higiene habitacional – Serviço de limpeza de manutenção – efetuado pelas ajudantes familiares, nas principais zonas da habitação, tais como, o quarto, sala, cozinha e casa de banho; b) Sempre que o agregado familiar seja constituído por elementos não beneficiários do Serviço de Apoio Domiciliário, a higiene habitacional é efetuada apenas nas zonas da habitação ocupadas exclusivamente pelo utente.

Tratamento de roupa –

  1. a) Consiste na prestação de um serviço de lavandaria que inclui a recolha de roupa suja, tratamento e distribuição de roupa lavada.
  2. b) A roupa é entregue pelo idoso às auxiliares, é alvo de uma marcação prévia de todas as peças que dão entrada na Instituição.
  3. c) Funciona com a periodicidade que satisfaça as necessidades do utente.

Finalmente a Ajuda Técnica que consiste na cedência a título temporário de equipamentos de saúde/ reabilitação – camas articuladas, andarilhos, canadianas e cadeiras de rodas convencionais.

Atividades de Animação:

  1. a) Com o objectivo de promover o desenvolvimento pessoal, reduzir e/ou atenuar situações de incapacidade física e/ou mental e de isolamento, serão realizadas atividades lúdicas com os utentes, enquadradas na valência do Centro Comunitário a qual promove atividades direcionadas para este tipo de população.
  2. b) Naprossecução destas aividades procurar-se-á igualmente ir ao encontro das motivações e sugestões dos próprios utentes.

(Âmbito Geográfico)

 1 – O Serviço de Apoio Domiciliário destina-se a todos os indivíduos ou famílias residentes no concelho da Nazaré.

(Horário de Funcionamento)

1- O Serviço de Apoio Domiciliário funciona sete dias por semana, incluindo feriados, das 08:00 horas às 13:00 horas e das 14:30 horas às 17:00 horas.

2- São efetuadas duas a três visitas diárias pelas ajudantes familiares, tendo em conta as necessidades dos utentes.

 (Inscrição)

 1-      O interessado ou, na sua impossibilidade, quem o represente, deverá dirigir-se à Técnica Superior de Serviço Social/Directora Técnica da referida valência, da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, nos dias de atendimento – Quartas-feiras das 14.00 horas às 16.00 horas e Quintas-feiras das 10.00 horas às 12.00 horas –, a fim de proceder à inscrição.

Confraria de Nossa Senhora da Nazaré © 2020







João Serra - Informática