O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicilio a indivíduos ou famílias, quando por motivo de doença, deficiência ou outros impedimentos, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.
1- O Serviço de Apoio Domiciliário tem como objetivos fundamentais:
- a) Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias;
- b) Contribuir para a manutenção durante o maior tempo possível do idoso no seu meio ambiente, retardando ou evitando a sua institucionalização;
- c) Reduzir e/ou atenuar situações de incapacidade física e/ou mental e de isolamento;
- d) Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos utentes e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
- e) Prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
- f) Apoiar os utentes e famílias na satisfação das necessidades básicas e atividades da vida diária;
- g) Colaborar e/ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde.
(Serviços Prestados)
Para a prossecução dos seus objetivos, o Serviço de Apoio Domiciliário dispõe de um conjunto diversificado de serviços em função das necessidades dos utentes, nomeadamente:
Alimentação – em que são distribuídas três refeições diárias;
Higiene pessoal – a higiene pessoal será efetuada diariamente de acordo com as necessidades de cada utente
Higiene habitacional – Serviço de limpeza de manutenção – efetuado pelas ajudantes familiares, nas principais zonas da habitação, tais como, o quarto, sala, cozinha e casa de banho; b) Sempre que o agregado familiar seja constituído por elementos não beneficiários do Serviço de Apoio Domiciliário, a higiene habitacional é efetuada apenas nas zonas da habitação ocupadas exclusivamente pelo utente.
Tratamento de roupa –
- a) Consiste na prestação de um serviço de lavandaria que inclui a recolha de roupa suja, tratamento e distribuição de roupa lavada.
- b) A roupa é entregue pelo idoso às auxiliares, é alvo de uma marcação prévia de todas as peças que dão entrada na Instituição.
- c) Funciona com a periodicidade que satisfaça as necessidades do utente.
Finalmente a Ajuda Técnica que consiste na cedência a título temporário de equipamentos de saúde/ reabilitação – camas articuladas, andarilhos, canadianas e cadeiras de rodas convencionais.
Atividades de Animação:
- a) Com o objectivo de promover o desenvolvimento pessoal, reduzir e/ou atenuar situações de incapacidade física e/ou mental e de isolamento, serão realizadas atividades lúdicas com os utentes, enquadradas na valência do Centro Comunitário a qual promove atividades direcionadas para este tipo de população.
- b) Naprossecução destas aividades procurar-se-á igualmente ir ao encontro das motivações e sugestões dos próprios utentes.
(Âmbito Geográfico)
1 – O Serviço de Apoio Domiciliário destina-se a todos os indivíduos ou famílias residentes no concelho da Nazaré.
(Horário de Funcionamento)
1- O Serviço de Apoio Domiciliário funciona sete dias por semana, incluindo feriados, das 08:00 horas às 13:00 horas e das 14:30 horas às 17:00 horas.
2- São efetuadas duas a três visitas diárias pelas ajudantes familiares, tendo em conta as necessidades dos utentes.
(Inscrição)
1- O interessado ou, na sua impossibilidade, quem o represente, deverá dirigir-se à Técnica Superior de Serviço Social/Directora Técnica da referida valência, da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, nos dias de atendimento – Quartas-feiras das 14.00 horas às 16.00 horas e Quintas-feiras das 10.00 horas às 12.00 horas –, a fim de proceder à inscrição.