cnsn
Contacto
Pesquisa

INSTITUIÇÃO
ACT. RELIGIOSA
ACT. SOCIAL
ACT. CULTURAL
FLORESTAL
SAÚDE
PATRIMÓNIO
LIGAÇÕES
NOVIDADES


instituto dos arquivos nacionais instituto dos arquivos nacionais
igreja católica de portugal igreja católica de portugal
patriarcado de lisboa patriarcado de lisboa
site do Hospital site do Hospital
Home > ACT. SOCIAL > Acolhimento de Jovens em Perigo

Acolhimento de Jovens em Perigo

“(...) a criança para o desenvolvimento harmonioso da sua personalidade, deve crescer num ambiente familiar, em clima de felicidade, amor e compreensão.”

 

Convenção sobre os Direitos da Criança

 

       

 

O Centro de Acolhimento Temporário para Crianças e Jovens em Perigo da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré foi inaugurado a 6 de jJunho de 2003.

 

Consiste numa resposta social que tem por finalidade o acolhimento urgente e transitório por período não superior a 6 meses de crianças e jovens em situação de risco, com base em medida provisória de promoção e proteção, proporcionando condições para a definição do seu projeto de vida .

 

Este tipo de medida classifica-se como uma medida de colocação que pode ser executada pelos Tribunais ou pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens.

 

O Centro de Acolhimento tem capacidade para acolher 15 crianças/jovens de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 0 e 18 anos de idade, em situação de perigo decorrentes de maus-tratos, abandono, negligência ou outros factores legalmente previstos. 

  

Considerando a finalidade para o qual foi criado, o Centro de Acolhimento tem como principais objetivos:

- A realização de despiste e diagnóstico dos aspectos mais carenciados de intervenção em termos de saúde, equilíbrio psico-afectivo, socialização e escolaridade, de molde a proporcionar à criança/ jovem a satisfação das suas necessidades elementares;

- Proporcionar à criança/ jovem durante o período de acolhimento uma vivência do tipo familiar;

 

- Promover a definição do projeto de vida de cada criança ou jovem, em articulação com as entidades intervenientes no processo;

- Promover a integração da criança/ jovem na sua família biológica e comunidade em que esta se insere, sempre que tal se afigure possível.

 

 

Este Centro encontra-se inserido na estrutura da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, possibilitando às crianças/ jovens acolhidos, a vantagem de beneficiar de toda a estrutura de serviços de apoio, nomeadamente, Creche, Jardim de Infância, Atividades de Tempos Livres, Centro Comunitário, consultas médicas no Centro Hospitalar, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





« voltar  |  imprimir  |  topo
  ©2005-2007 CNSN - Todos os direitos reservadosTecnologia ínCentea