cnsn
Contacto
Pesquisa

INSTITUIÇÃO
ACT. RELIGIOSA
ACT. SOCIAL
ACT. CULTURAL
FLORESTAL
SAÚDE
PATRIMÓNIO
LIGAÇÕES
NOVIDADES


instituto dos arquivos nacionais instituto dos arquivos nacionais
igreja católica de portugal igreja católica de portugal
patriarcado de lisboa patriarcado de lisboa
site do Hospital site do Hospital
Home > INSTITUIÇÃO > HISTÓRIA

HISTÓRIA

História

 

A Confraria de Nossa Senhora da Nazaré é uma instituição religiosa de culto e solidariedade social criada a cerca de 1926. Os seus estatutos foram aprovados pelo alvará de 20 de Fevereiro de 1933, do Governador Civil do distrito de Leiria. Através do decreto-lei n.º 22 982, de 26 de Agosto de 1933, tomou “então conta dos bens da casa da Nazareth”, nome pelo qual, após a implantação da República, passou a ser designada a Confraria ou Real Casa de Nossa Senhora da Nazaré.

A Confraria de Nossa Senhora da Nazaré que actualmente dirige os destinos da Instituição, Santuário e suas actividades beneméritas, tem desenvolvido nos últimos anos iniciativas que ajudam a dignificar e aumentar a devoção a Nossa Senhora.

No seu trabalho diário para além das vertentes sociais e culturais, tem a Confraria dedicado muito do seu tempo e recursos a acções de restauro e melhoramento de forma a restituir ao Santuário e ao culto de Nossa Senhora de Nazaré a grandeza que em tempos conheceu e que por vicissitudes várias, foi sofrendo alguns esquecimentos.

Paralelamente ao culto, esta instituição desenvolve a sua actividade benemérita através de um Hospital, Jardim Infantil e A.T.L., Lar de Terceira Idade, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Centro de Acolhimento de Jovens Menores e em Risco e Centro Comunitário. No campo da cultura promove actividades no seu Teatro Chaby Pinheiro, assim como através do Museu Reitor Luís Nesí desenvolve um programa de exposições temporárias e outras iniciativas.

A Confraria de Nossa Senhora da Nazaré possui um Arquivo Histórico, inaugurado a 8 de Setembro de 1999 com uma cerimónia de abertura ao público. O Arquivo Histórico encontra-se instalado no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré.

Ao longo dos dias todo este trabalho é desenvolvido com uma ligação estreita ao Santuário, pois a presença e o espírito de Nossa Senhora de Nazaré é constante nas vidas de quem trabalha e de todos os que recebem o nosso apoio ou usufruem dos nossos serviços.

Outros projectos de futuro passam pela maior afirmação deste Santuário Mariano no contexto nacional, assim como e sobretudo a sua valorização e divulgação junto de outras comunidades.

 



Lenda de Nossa Senhora da Nazaré
Círios e Peregrinações
Antigas Direcções


« voltar  |  imprimir  |  topo
  ©2005-2007 CNSN - Todos os direitos reservadosTecnologia ínCentea